quinta-feira, 2 de abril de 2009

Trabalho Integrado - Uniban - SP - OSASCO - 4º ano - noturno

O Projeto Integrado de Educação Física é uma disciplina do último ano dos cursos de Licenciatura e de Bahcarelado, com a carga horária de 160h. A seguir, para conhecimento e orientação, serão passadas de forma detalhada, informações importantes de como elaborar e administrar essa atividade.

Leia com atenção este Manual e guarde-o para futuras consultas.

O “Trabalho Integrado de Educação Física” realizado no último ano dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado tem a carga horária de 160h e visa a que os alunos dos últimos anos realizem uma atividade prática que reuna os conhecimentos adquiridos durante todo o seu curso.

O acompanhamento do Trabalho Integrado será realizado pelos Professores de Metodologia e Prática do Ensino Médio na Licenciatura e Elaboração de Projetos no Bacharelado.

O aluno que por qualquer motivo, deixar de cumprir o Trabalho Integrado, será reprovado na disciplina. A reprovação impossibilita o aluno de colar grau e concluir seu curso.

Somente será considerado cumprido o Trabalho Integrado, após entrega dos relatórios e o reconhecimento do professor da disciplina que irá apor sua assinatura.

O Trabalho Integrado poderá ser realizado individualmente ou em grupo, ficando a critério dos professores responsáveis a avaliação da pertinência do trabalho proposto e o número de componentes de cada grupo.
Ao final do trabalho o professor atribuirá a nota ao trabalho sendo lançada como nota das disciplinas citadas.

OBJETIVOS GERAIS DO TRABALHO INTEGRADO

•Introduzir e integrar o discente no ambiente de trabalho profissional;
•Expor o acadêmico às atividades práticas, objetivando a associação desse aspecto com os conteúdos do curso;
•Desenvolver no acadêmico senso de responsabilidade essencial quando do exercício de suas futuras atividades profissionais;
•Estimular o empreendedorismo e o espírito crítico, capacitando o aluno a encontrar as soluções para os problemas pertinentes ao seu curso, considerando, com visão crítica, os aspectos científicos, éticos, sociais, econômicos e políticos, de forma a compreender a necessária adequação da teoria à prática;
•Fomentar a integração da Universidade no contexto geo-econômico em que o aluno terá que transferir e gerar conhecimentos que venham ao encontro da solução de problemas e do desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região;
•Criar condições para o aluno sistematizar e desenvolver conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso;
•Aprofundar conhecimentos e habilidades na área de formação acadêmica;
•Cumprir as determinações contidas na legislação específica para essa atividade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


•Capacitar o aluno tecnicamente para aplicação dos conhecimentos teóricos transmitidos através das disciplinas que compõem o currículo, desenvolvendo e participando de projetos nas diversas áreas técnicas das organizações;
•Desenvolver o conhecimento e criatividade do aluno com vista à sua ascensão profissional nas organizações;
•Propiciar condições de relacionamento com profissionais das respectivas áreas técnicas relacionadas ao curso e respectiva disciplina.

ÁREAS DE APLICAÇÃO:

O Trabalho Integrado deve ser realizado nas seguintes áreas:
Licenciatura: Trabalho voltado para Ensino Básico (torneios escolares, eventos no Dia das Crianças, atividades recrativas nas escolas etc.).
Bacharelado: Trabalho voltado para o mercado profissional de Educação Física e Esportes (torneios, eventos, palestras etc.).

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

a.O aluno poderá realizar o Trabalho Integrado na organização em que trabalha, desde que respeite as características e exigências aqui mencionadas.
b.A carga horária das atividades realizadas no Planejamento e Implementação deverá será igual ou maior (e nunca inferior) a 160 horas.
c.As atividades serão estabelecidas pelo professor e todas deverão ser anotadas na Ficha de Controle e na Ficha de Acompanhamento.


ATIVIDADES BÁSICAS DO PROJETO INTEGRADO

1. Definição do evento (Metodologia aplicada);
2. Prospecção do mercado;
3. Definição de público ou região;
4. Definição de funções (Organograma);
5. Definição de ações (Fluxograma);
6. Definição de etapas (Cronograma);
7. Plano de financiamento;
8. Comunicação aos envolvidos;
9. Divulgação e promoção do trabalho proposto;
10. Execução do trabalho proposto;
11. Avaliação de resultados;
12. Elaboração de relatórios;
13. Entrega dos relatórios e documentação do trabalho.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO INTEGRADO

•Os alunos terão até o dia 30 de abril de 2009 para a conclusão das Atividades 1, 2 e 3.
•Os alunos terão até o dia 31 de maio de 2009 para a conclusão das Atividades 4 a 7.
•Os alunos terão até o dia 12 de setembro de 2009 para a conclusão das Atividades 8 e 9.
•Os alunos terão até o dia 26 de outubro de 2009 para a conclusão da Atividade 10.
•Os alunos terão até o dia 14 de novembro de 2009 para a conclusão das Atividades 11, 12 e 13 (ENTREGA FINAL DO TRABALHO).


•O CONTROLE DO CUMPRIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO SISTEMA É EXERCIDO SOMENTE PELOS PROFESSORES, NÃO CABENDO AO ALUNO NENHUM LANÇAMENTO QUE COMPROVE A REALIZAÇÃO DESSAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário